CEE do NADEF busca trazer Centro Especializado nível 3 para a cidade

Comissão formaliza o pedido de implantação em visita à Divisão Regional de Saúde
CEE do NADEF  busca trazer Centro Especializado nível 3 para a cidade

Foto: Thaisa Coroado

No último dia 03 de abril, os vereadores Luciano Mega (PDT) e João Batista (PP), presidente e membro da CEE do NADEF (Núcleo de Atendimento ao Deficiente) criada para analisar os impedimentos para implantação do núcleo de atenção ao deficiente em prédio próprio, estiveram na Divisão Regional de Saúde (DRS 13) para solicitar ao Diretor do órgão, Celso Luiz Lopes, uma reclassificação do município de Ribeirão Preto no ranking que escolheu os municípios prioritários para receber o CER III (Centro Especializado em Reabilitação Nível 3) no Estado de São Paulo, resultando no aumento do número de especialidades atendidas e aumento dos recursos destinados.

Ribeirão ficou na 12ª colocação, porém possui uma demanda maior do que muitas cidades melhor classificadas à frente, principalmente na questão da fisioterapia.

Na reunião, ficou acordado que a comissão irá até a CIB (Comissão Intergestores Bipartite) do Estado de São Paulo para pedir a reclassificação.

É de fundamental importância para a cidade conseguir o CER III  em substituição ao atual CER II.

Com o CER III, Ribeirão passaria a atender pessoas com deficiência motora além da deficiência física. As verbas estão no Ministério da Saúde, representam

pouco mais de R$ 3,5 milhões para a construção de um novo prédio e R$ 1,5 milhão para aquisição de novos equipamentos.

Hoje a verba de custeio mensal para o CER II é de R$ 140 mil, com o CER III passaria a ser de R$ 200 mil mensais. Para fortalecer o pedido da comissão de estudos, Ribeirão já possui uma área adequada para a construção de um novo prédio capaz de comportar os serviços do CER III.